SUBMERSO – Túnel Santos-Guarujá
Mapa
Descrição

Transposição do canal do Porto de Santos, por meio de túnel imerso (tecnologia inédita no Brasil) e adequação do sistema viário de acesso.

Extensão: 1.700 m

Local: Santos / Guarujá

Características Técnicas

• Túnel submerso com extensão de 762 m + 950 m de rampas de acesso

• Viário de superfície (novas ruas e viadutos) de 4,2 km

• 3 faixas por sentido de 3,50 m

• Contará com doca seca para execução dos módulos pré-moldados

• Duto para passagens de pedestres e bicicletas com 4,0 m de largura

• 6 módulos em concreto armado, executados a uma profundidade de aproximadamente 21,0 m

Benefícios

• Atender às demandas atuais e futuras de pedestres, ciclistas, motociclistas, automóveis, ônibus urbanos e caminhões

• Interligar Santos e Guarujá, em especial os percursos de trabalhadores

• Permitir a integração dos sistemas de transportes públicos, e proporcionar a extensão do sistema VLT para o Guarujá

• Reduzir conflitos da travessia por balsas e barcas com tráfego de navios

• Proporcionar acesso ao aeroporto do Guarujá

• Redução das emissões de gases de efeito estufa: redução de 18,5 mil toneladas/ano de CO2 (46%) e de 72 toneladas/ano de CO (25%)


Cronograma

• Início da obra: sem previsão. A referida Concorrência foi suspensa em janeiro de 2015 em razão de uma determinação do Tribunal de Contas do Estado e, neste momento, aguarda definição acerca da ampliação de limite fiscal do Estado para que possa ser retomada.

• Previsão de término: 44 meses a partir do início da obra.

Última atualização em 26/02/2015