DERSA reintroduz na natureza espécie ameaçada

Quatro macucos reproduzidos em cativeiros foram soltos no Parque Jaceguava, com monitoramento de biólogos da empresa

São Paulo, 2 de dezembro de 2013 - A DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A promoveu na última sexta-feira, 29/11, no parque Jaceguava, em Parelheiros, a reintrodução na natureza de uma espécie ameaçada de extinção. Dois casais da espécie macuco tinamus solitarius, ave silvestre originalmente da Mata Atlântica, foram reproduzidos em cativeiro no Centro de Conservação de Aves Silvestres de Paraibuna (CCASP) e, agora em sua fase adulta, reintegrados ao ambiente natural. Desde setembro, outros quatro casais de macuco foram soltos no mesmo local e são monitorados por meio de rádios transmissores.

Estudos realizados pela DERSA, antes e durante a construção do Rodoanel Sul, permitiram identificar o desaparecimento do macuco na cidade de São Paulo. O Parque Jacegueva foi escolhido para a reintrodução da espécie por apresentar o bioma da Mata Atlântica, o mesmo de origem da ave. O local é uma das unidades de conservação criada pela companhia como compensação ambiental do Rodoanel Sul.

O trabalho de reintrodução foi gerenciado pela área de Gestão Ambiental da DERSA, que compreende estudos prévios de planejamento e de monitoramento após a soltura. Foram implantados nos macucos rádios transmissores e anilhas coloridas que permitirão o monitoramento e estudo das aves pelos próximos dois anos. Cada macuco é identificado pela frequência emitida nos equipamentos transmissores, que possibilitarão acompanhar a interação desses animais no habitat natural e sua reprodução.

DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A
Tel: (11) 3702-8110 a 8116