Nova Tamoios
Acessibilidade A+ A- C

Espécies resgatadas da Nova Tamoios Contornos enriquecem novo parque de Caraguatatuba

A DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A fez a doação de 1.811 espécies botânicas para a Prefeitura de Caraguatatuba

Doação de mais de 1,8 mil unidades faz parte do Programa de Conservação da Flora desenvolvido pela DERSA

São Paulo, 5 de abril de 2016 - A DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A fez a doação de 1.811 espécies botânicas para a Prefeitura de Caraguatatuba. As unidades foram obtidas a partir do trabalho de resgate de flora durante as obras da Nova Tamoios Contornos, especificamente nos lotes 1 e 2, localizados no próprio município. A solicitação, da Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, teve o objetivo de fazer a realocação na área do Parque Municipal Juqueriquerê, que está em fase de implantação.

A doação das espécies auxilia no enriquecimento vegetal da área do futuro parque. Entre as plantas doadas, estão 982 bromélias e 269 orquídeas. Essa ação da DERSA faz parte de seu Programa de Conservação da Flora, que visa minimizar os possíveis impactos sobre a vegetação no entorno dos empreendimentos implantados pela Companhia, e pode também contribuir para a pesquisa e conservação das espécies da flora local.

A vegetação resgatada é levada aos viveiros de espera localizados em cada um dos lotes do empreendimento, até que se definam seus destinos, como foi feito agora no caso do Parque Juqueriquerê. A realocação tem lugar em áreas de mata nativa regional. As espécies também são doadas a parques, prefeituras, institutos de pesquisa e outros órgãos com interesses conservacionistas.