Nova Tamoios

Nova Tamoios Contornos reúne alunos e entrega certificados de conclusão de cursos de capacitação

Depois de cumprir 100 horas de aulas, os 53 participantes dos cursos de capacitação profissional foram recompensados por seus esforços

Participantes elogiam iniciativa e comemoram novas perspectivas no mercado de trabalho

São Paulo, 11 de maio de 2016 – Depois de cumprir 100 horas de aulas, os 53 participantes dos cursos de capacitação profissional de carpinteiro, armador e pedreiro, promovidos pelo empreendimento Nova Tamoios Contornos, foram recompensados por seus esforços nesta terça-feira (10/5).  Em cerimônia realizada na Escola Técnica Estadual (Etec) de São Sebastião, eles receberam os certificados de conclusão de curso, entregues por representantes da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, que gerencia o empreendimento, da Construtora Queiroz Galvão, responsável pelas obras dos lotes 3 e 4, localizados no município, e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

A ação, com o objetivo de ajudar os trabalhadores da cidade a enfrentar os desafios do mercado de trabalho, foi realizada pela DERSA em parceria com o Via Rápida, programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que oferece cursos de qualificação em diversas áreas.

Sob o conceito “obra-escola”, que incluiu a participação dos inscritos em atividades teóricas e práticas com base em serviços realizados na Nova Tamoios Contornos, as aulas foram ministradas na Unidade Móvel do Via Rápida estacionada no bairro Topolândia, de 4 de abril a 10 de maio. Foram 19 alunos para o curso de carpinteiro, 19 para o de armador e 15 para o de pedreiro. As aulas abriram espaço também para as mulheres. Cinco receberam o certificado de armadoras e três, de pedreiras.

“Fiz o curso para ter mais um aprendizado na vida e futuramente conseguir um emprego”, diz Vanilze Santana Pinheiro, 45 anos, que recebeu o certificado de armadora. “A organização foi ótima e isso acrescenta muito”. Já Valquíria da Silva Campos, 30 anos, obteve o certificado de pedreira. Ela diz que procurou o curso para se aperfeiçoar. “Já faço esse tipo de trabalho em casa e alguns homens ficam admirados: ‘nossa, você faz isso?’. Acham que a mulher não é capacitada”, diz. “Estou sempre querendo aprender mais”.

Vanilze e Valquíria aprenderam ao lado de colegas do sexo masculino, como André Alves Prado, 24 anos, que foi certificado no curso de armador. Ele elogiou a qualidade das aulas. “Se tiver uma oportunidade, não só eu, mas todo mundo aqui está capacitado para entrar no mercado de trabalho”, diz. “O curso foi de grande importância, hoje estou preparado, basta ter uma chance”. É o que também espera Sérgio Marcos de Oliveira Junior, 19 anos, o mais novo da turma, que recebeu o certificado de pedreiro. “Aprendi muita coisa que vou usar no dia a dia e tenho certeza de que a partir de agora tenho mais possibilidades de me destacar no mercado de trabalho”, planeja.

O acordo entre a DERSA e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico foi firmado em dezembro de 2012 e tem como principal objetivo promover o acesso a cursos rápidos de qualificação profissional para os moradores atingidos direta e indiretamente pelos empreendimentos da Companhia. As famílias com maior índice de vulnerabilidade e os desempregados têm prioridade. O Via Rápida oferece mais de 150 cursos gratuitos disponibilizados de acordo com as necessidades regionais.