Nova Tamoios

Nova Tamoios traz atendimentos sociais para Caraguatatuba

Iniciativa é fruto da parceria entre a DERSA e a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, com o apoio da Prefeitura Municipal

São Paulo, 29 de novembro de 2014 - A população de Caraguatatuba recebeu neste sábado (29) a primeira edição da Jornada da Cidadania, iniciativa social fruto da parceria entre a DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A e a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC). Com o apoio da  Prefeitura Municipal, os moradores da região terão acesso a serviços gratuitos de saúde, lazer, assistência social e jurídica. O evento será realizado no CIDE - Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional Ministro Paulo Renato de Souza, das 10h às 16h.

A primeira Jornada da Cidadania nos empreendimentos da DERSA foi em 2013, para atendimento de moradores de áreas próximas ao Rodoanel Norte, em São Paulo e Guarulhos, e atendeu mais de 12 mil pessoas em cinco edições. Em Caraguatatuba, a expectativa é atender de 4 mil a 5 mil moradores, ampliando a oferta de serviços das edições anteriores e adaptando às necessidades locais.

Durante todo o período da ação, os interessados poderão frequentar de oficinas de capacitação profissional recebendo orientação sobre a participação em entrevistas de emprego. Haverá também 70 vagas destinadas a educadores e profissionais das áreas de saúde e assistência social para a palestra promovida pelo PPCAM – Programa de Proteção às Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, em conjunto com o PRÓVITA -  Programa Estadual de Proteção a Vítimas e Testemunhas. Também serão disponibilizadas 50 vagas para curso oferecido pelo Recomeço Família com foco na assistência a familiares de dependentes químicos.

Os moradores poderão emitir documentos como 1ª via de RG, Carteira de Trabalho, solicitar emissão de Certidões de Nascimento, de Casamento e óbito, além de participar de atividades artísticas, oficinas culturais, serviços de saúde e  cabeleireiro. Haverá também espaço de lazer para crianças.

A iniciativa contará, ainda, com um espaço especial da Nova Tamoios, onde equipes do Plantão Social e do Centro de Informações da DERSA estarão presentes para esclarecer dúvidas sobre o Programa de Reassentamento e o empreendimento, expor as ações de Meio Ambiente.

O programa Pró-Egresso, fruto de parceria com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, também estará presente para atender e orientar as pessoas que deixaram o sistema prisional, as que cumprem pena no regime semiaberto, assim como seus familiares, que buscam uma colocação no mercado de trabalho.

Atividades oferecidas por parceiros

Graças a parcerias firmadas pela DERSA e o CIC com a Prefeitura Municipal, órgãos da administração pública e entidades da sociedade civil, a população receberá os seguintes atendimentos:

• Secretaria Municipal de Saúde: aferição de pressão arterial, aleitamento materno, alimentação saudável para crianças e gestantes, orientação e distribuição de preservativos, PSF - auto exame, agendamento de mamografia e de exames preventivos de colo uterino, informações sobre prevenção a dengue, avaliação e prevenção de câncer bucal, tuberculose e hanseníase, e orientação de higiene bucal, orientação sobre sexo seguro e exame diagnóstico de HIV e hepatites

• Instituto de Pesos e Medidas (IPEM): orientação nutricional

• ITESP: distribuição de shampoo e orientação sobre o combate ao piolho

• Secretaria de Assistência Social: orientações e encaminhamentos do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS)

• Secretaria de Meio Ambiente: orientação para aquisição de imóveis (informações sobre áreas irregulares, de risco e de preservação - APPs) e arborização urbana (plantio e autorização para corte de árvores na cidade)

• Instituto Embelleze: corte de cabelo

• FUNDACC: contação de história

• CIDE: apresentação da fanfarra

• SEBRAE: como se tornar um micro empreendedor individual (MEI)

• Poupatempo: emissão de RG e carteira de trabalho

• PAT: como elaborar seu currículo e participar de entrevista de emprego

• Banco do Povo: microcrédito

• PPCAM e PRÓVITA: Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte e Programa Estadual de Proteção a Vítimas e Testemunhas

• Recomeço Família: assistência a familiares de dependentes químicos

• PROCON/OAB: orientação jurídica

• CAEF: Centrais de atendimento ao Egresso e Familiares

• Agentes Bem Querer Mulher: orientação sobre a Lei Maria da Penha

• Conselho Tutelar: apoio e orientação a famílias

• Defensoria Pública: orientação jurídica

• ETEC - Centro Universitário Módulo e Instituto Federal de São Paulo: orientações sobre cursos e carreiras

Sobre a Nova Tamoios Contornos

A Nova Tamoios Contornos integra as obras do complexo viário da Nova Tamoios, que recebeu a duplicação de 49 quilômetros no trecho de Planalto.  A Nova Tamoios Contornos criará uma alternativa à SP-055 para o acesso a Caraguatatuba e São Sebastião. A nova rodovia, com 33,9 quilômetros, desviará o tráfego de passagem, sobretudo o de caminhões, da área urbana e também os que seguem ao Porto de São Sebastião.

O empreendimento, gerenciado pela DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A, foi dividido em quatro lotes. O Lote 1, com 6,2 km de extensão, ligará a Rodovia dos Tamoios à SP-055, na praia Martim de Sá. O Lote 2, na divisa de Caraguatatuba e São Sebastião, possui 18,4 quilômetros de extensão e está compreendido entre a Rodovia dos Tamoios e o bairro do Jaraguá, no pé da serra de São Sebastião.

Já os Lotes 3 e 4 somam 9,3 quilômetros e finalizam a Nova Tamoios Contornos, ligando a Costa Norte de São Sebastião até o Porto.