DERSA é destaque no Prêmio Mario Covas com projeto inédito

Companhia foi reconhecida com Menção Honrosa na categoria Melhoria do Gasto Público

São Paulo, 3 de julho de 2014 - A DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A conquistou, na última segunda-feira, 30, reconhecimento por Menção Honrosa na 10ª edição do Prêmio Mario Covas. A cerimônia, realizada na Sala São Paulo, prestigiou os melhores projetos inscritos em diversas categorias, incluindo a recém criada Melhoria do Gasto Público. Nela, a DERSA inscreveu o projeto Desconto Adicional por Ganho de Escala, iniciativa dos funcionários da DERSA que demonstra ter aumentado a competitividade nos processos licitatórios da Companhia e gerado descontos importantes nos contratos firmados com as empresas vencedoras.

A regra inédita introduzida nos editais da DERSA estimula as empresas concorrentes a oferecerem descontos adicionais por mais de um lote em disputa. Esses descontos são possíveis na medida em que as empresas otimizam seus custos e aumentam a sinergia na execução da obra. Ao vencer a concorrência por dois lotes próximos, por exemplo, as empresas podem trabalhar com apenas um canteiro e reduzir a ociosidade de caminhões, equipamentos e mão de obra. A empresa reduz seus custos e, em contrapartida, oferece desconto.

O projeto pode ser replicado em qualquer tipo de licitação em que existam ganhos de escala e incentivo à sinergia.

A modalidade do Desconto Adicional por Ganho de Escala foi testado sob o ponto de vista legal em 2012 para a construção do atracadouro de Bertioga/Guarujá, que gerou desconto de R$ 99 mil. Na licitação do Rodoanel Norte o desconto, atribuído à regra inédita de disputa, chegou a R$ 186  milhões.

O evento reuniu autoridades, finalistas e o público em geral, que acompanhou a divulgação dos vencedores. Foram cerca de 270 concorrentes selecionados. Entre eles, 26 projetos na categoria "Inovação em Gestão Estadual", 10 em "Inovação em Gestão Municipal", 7 na categoria "Cidadania em Rede", 5 em "Governo Aberto” e 12 na nova categoria desta edição: "Melhoria do Gasto Público", na qual a DERSA recebeu menção honrosa.

Prêmio Mario Covas

O objetivo do prêmio é identificar e valorizar práticas que aprimorem a qualidade dos serviços públicos estaduais, além de incentivar a participação popular na esfera governamental. Durante os 10 anos do Prêmio, mais de 1,5 mil iniciativas foram inscritas e 122 premiadas.

A premiação é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Gestão Pública, em parceria com a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), Fundação Prefeito Faria Lima – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (CEPAM) e Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), com apoio da Fundação Mario Covas (FMC) e Secretaria de Cultura do Estado.

Assessoria de imprensa
DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A