Governador Alckmin entrega as obras do Complexo Viário Polo Itaquera

DERSA utilizou tecnologia inovadora na construção dos cinco viadutos do complexo viário, garantindo agilidade nas obras e segurança na execução.

São Paulo, 9 de junho de 2014 - O governador Geraldo Alckmin entregou nesse domingo, 8, as obras do Complexo Viário Polo Itaquera. Na ocasião, foi liberada para circulação a passarela de pedestres sobre os trilhos do Metrô e da CPTM e as Avenidas Radial Leste e José Pinheiro Borges. Também foi entregue a alça viária que interliga as Avenidas Radial Leste e Jacu Pêssego. As vias concluem o conjunto de obras do novo sistema viário da região, gerenciado pela DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A. O valor total investido no empreendimento é de R$ 610,5 milhões.

As intervenções realizadas em Itaquera proporcionam maior mobilidade ao bairro e beneficiam diretamente os moradores da região Leste da cidade. A passarela, sobreposta aos trilhos do Metrô e da CPTM e as Avenidas Radial Leste e José Pinheiro Borges, facilita a circulação dos pedestres e o acesso em segurança aos empreendimentos que estão sendo implantados no Polo e à Arena Corinthians. A passagem, com 185 metros de comprimento, liga ainda os bairros A.E Carvalho à Cohab José de Anchieta.

A alça viária que interliga a Avenida Radial Leste à Avenida Jacu Pêssego, no sentido do aeroporto de Guarulhos, também foi liberada ao tráfego. O novo viaduto facilita o deslocamento dos motoristas que saem do estádio e seguem para o aeroporto ou para as rodovias Dutra e Ayrton Senna. A entrega desta alça dentro do prazo contratual é fruto do esforço da DERSA. As desapropriações, a cargo da Prefeitura de São Paulo, não foram realizadas no período determinado, o que comprometeu a liberação das áreas necessárias às obras.

Tecnologia inovadora

As obras dos cinco viadutos que sobrepõem os trilhos do Metrô, CPTM e a Avenida Radial Leste contaram com uma tecnologia inovadora desenvolvida pela DERSA, o envelopamento das treliças (proteção das estruturas). O método foi empregado nas intervenções da Marginal Tietê, em 2010 e consiste na proteção das bases de concreto à medida que são construídas, impedindo a queda de materiais. A utilização desta técnica possibilitou que a obra fosse executada durante todo o dia, sem interrupções. Com isto, a conclusão dos serviços ocorreu no prazo estipulado e com total segurança às operações do Metrô e da CPTM.

Complexo Viário Polo Itaquera
O novo sistema viário implantado pela DERSA atende as demandas atuais e futuras geradas pela instalação de centros de ensino, como a FATEC e o SENAI, uma nova rodoviária e a Arena Corinthians, sede dos jogos da Copa do Mundo em São Paulo. O complexo integra as seguintes obras:

- Passagem inferior da Rua Dr. Luis Aires (Radial Leste), o “Mergulhão”, que segrega o trânsito local do de passagem, ordenando o tráfego e melhorando a mobilidade na região;

- Nova avenida no sentido Norte e Sul, que interliga as Avenidas José Pinheiro Borges e Radial Leste à Avenida Itaquera, eliminando a necessidade da volta pela Avenida Líder;

- Conjunto de viadutos, conhecido como “Chuveirinho, sobrepondo os trilhos do Metrô, CPTM e Avenida Radial Leste, que permite a transposição fácil da porção Norte à Sul do bairro;

- Nova avenida ligando a Avenida Itaquera à Avenida Miguel Inácio Curi, que facilita o acesso da Radial Leste e da estação Corinthians-Itaquera a partir da Avenida Itaquera e Avenida Líder;

- Adequação viária no cruzamento das avenidas Miguel Inácio Curi e Engenheiro Adervan Machado.

- Passarela de pedestres que liga os bairros A.E Carvalho à Cohab José de Anchieta e ao Polo Institucional de Itaquera e estádio, sobrepondo os trilhos do Metrô e da CPTM e as Avenidas Radial Leste e José Pinheiro Borges;

- Alça que interliga a Av. Radial Leste à Jacu Pêssego (sentido aeroporto de Guarulhos).

O valor total investido no empreendimento é de R$ 610,5 milhões. As obras foram viabilizadas por meio de convênio entre Governo do Estado, que investiu R$ 459,9 milhões nas obras e no projeto, e Prefeitura, que colabora com R$ 150,6 milhões direcionados às desapropriação e compensações ambientais.

DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A
Tel: (11) 3702-8110 a 8116