Governador Alckmin libera ao tráfego interligação Norte-Sul e viadutos do Complexo Viário Polo Itaquera

Novo sistema viário que integra a Radial Leste às regiões norte e sul de Itaquera foi liberado nesta segunda-feira (19)

São Paulo, 19 de maio de 2014 - O governador Geraldo Alckmin liberou ao tráfego nesta segunda-feira (19), durante visita ao Complexo Viário Polo Itaquera, a interligação Norte-Sul e o conjunto de viadutos sobre as linhas da CPTM, do Metrô e a Radial Leste. O novo sistema viário facilitará a integração dessas duas regiões do bairro e encurtará o trajeto em cerca de 60%.

O conjunto de obras do Complexo Viário Polo Itaquera, empreendimento gerenciado pela DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, proporcionam maior mobilidade ao bairro e beneficia diretamente os moradores da região Leste da cidade. O viário atende também às demandas atuais e futuras geradas pela instalação de centros de ensino, como a FATEC e o SENAI, uma nova rodoviária e a Arena Corinthians, sede dos jogos da Copa do Mundo em São Paulo.

Serão abertas à circulação as seguintes vias que integram o Complexo Viário Polo Itaquera:

- Nova avenida no sentido norte e sul, que interliga as Avenidas José Pinheiro Borges e Radial Leste à Avenida Itaquera, eliminando a necessidade da volta pela Avenida Líder;
- Conjunto de viadutos, conhecido como “Chuveirinho”, sobrepondo os trilhos do Metrô, CPTM e Avenida Radial Leste, que permitirá a transposição fácil da porção Norte à Sul do bairro;
- Nova avenida ligando a Avenida Itaquera à Avenida Miguel Inácio Curi, que facilitará o acesso da Radial Leste e da estação Corinthians-Itaquera a partir da Avenida Itaquera e Avenida Líder;
- Adequação viária no cruzamento das avenidas Miguel Inácio Curi e Engenheiro Adervan Machado.

A liberação definitiva dessas ligações aguardava a conclusão de outras obras realizadas na região. No último dia 29, foi entregue ao tráfego a passagem inferior da Rua Dr. Luis Aires (Radial Leste), o “Mergulhão”, que também faz parte do conjunto de obras do Complexo Viário. A nova via expressa segrega o trânsito local do de passagem, ordenando o tráfego e melhorando a mobilidade na região.

A próxima entrega será a Passarela de pedestres que ligará duas regiões importantes do bairro: a porção Norte ao futuro Polo Institucional e ao estádio, sobrepondo os trilhos do Metrô e da CPTM e as Avenidas Radial Leste e José Pinheiro Borges. A passagem facilitará a circulação dos pedestres na região e o acesso em segurança dos moradores aos equipamentos que estão sendo implantados no Polo.

O valor total investido no empreendimento é de R$ 548,5 milhões. As obras foram viabilizadas por meio de convênio entre Governo do Estado, que investiu R$ 397,9 milhões nas obras e no projeto, e Prefeitura, que colabora com R$ 150,6 milhões direcionados à desapropriação e compensações ambientais.

Mais informações:
Secretaria de Logística e Transportes