Novidades
Acessibilidade A+ A- C

Governo do Estado inaugura primeira etapa da estrada parque Várzeas do Tietê

A DERSA é responsável pela execução de 5,81 km do Trecho III da estrada parque

Localizada na Zona Leste da Capital via terá 11,41 km de ciclovias e faz parte dos trabalhos de compensação ambiental da Nova Marginal

O Governador Alberto Goldman, o secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce, e a secretária de Estado de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena, participaram hoje (30/10), da inauguração da primeira etapa da estrada parque Várzeas do Tietê.

Com 11,41 km de extensão, a via, entre a barragem da Penha e o Parque Jacuí, na Zona Leste da Capital, terá ciclovias e acesso para veículos leves. Sua implantação é estratégica para impedir o processo de invasão e ocupação indevida, além de servir de acesso às obras de implantação das unidades de conservação e dos núcleos esportivos, culturais e de lazer previstos no projeto do Parque Várzeas do Tietê.

A DERSA é responsável pela execução de 5,81 km do Trecho III da estrada parque, entre a barragem da Penha e a divisa com o município de Itaquaquecetuba. Os trabalhos fazem parte da compensação ambiental pelas obras do projeto de readequação viária da Marginal Tietê.

A implantação foi dividida em duas fases, sendo:

Fase I (extensão: 11,41 km)
Trecho I - Barragem da Penha/ núcleo Eng. Goulart (ext. 2,8 km)
Trecho II - Núcleo Eng. Goulart/ USP Leste (ext. 2,8 km)
Trecho III -USP Leste / Parque Jacuí (ext. 5,81 km) - DERSA

Fase II (extensão: 12,44 km)
Trecho IV - Parque Jacuí/ Trevo bairro das Pimentas (ext. 2,44 km) - entrega em dez/2010
Trecho V - Trevo do bairro das Pimentas/ divisa de Itaquaquecetuba (ext. 10 km) - entrega em ago/2011

O Programa Várzeas do Tietê é um dos mais importantes projetos de preservação ambiental de São Paulo desenvolvido pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), da Secretaria de Saneamento e Energia do Estado.

Com 75 quilômetros de extensão e 107 quilômetros quadrados de área, visa unir o Parque Ecológico do Tietê, localizado no bairro da Penha, e o Parque Nascentes do Tietê, em Salesópolis.

O parque será implantado em parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras de São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis.