Rodoanel

Governo do Estado conclui entrega de 1,5 mil hectares de florestas para São Paulo

A área equivale a '10 Ibirapueras' e é fruto de compensação ambiental do Rodoanel. O investimento foi de R$ 250 mi

São Paulo, 22 de dezembro de 2016 - O Governo do Estado de São Paulo, por meio da DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A, concluiu, hoje, entrega das Unidades de Conservação implantadas como compensação ambiental do Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas. São 1.503 hectares localizados em região de proteção de mananciais, nas proximidades das represas Billings e Guarapiranga, e que a partir de agora passam para a gestão municipal. A área corresponde a 15 quilômetros quadrados, o equivalente a 10 vezes a dimensão do Parque Ibirapuera. Os investimentos do Governo do Estado somaram R$ 250 milhões.

A transferência da última porção do Parque Municipal Natural Itaim foi realizada nesta quinta-feira, 22, às 15h, na sede da DERSA, à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

Em razão do Rodoanel, a DERSA implantou quatro Unidades de Conservação na cidade de São Paulo - Parques Bororé, com 169,8 ha; Varginha, 320,8 ha; Jaceguava, 285,7 ha; e Itaim, 465,6 ha - e cinco parques lineares, cuja área total soma 261,4 ha, todos na região Sul. Os parques lineares, implantados em faixas de até 300 metros ao lado da pista, ligam as quatro grandes Unidades de Conservação, formando um extenso corredor verde que contribui também para o deslocamento da fauna.

Durante a implantação, a Companhia providenciou desapropriações, removeu famílias, demoliu imóveis e recuperou áreas de vegetação degradada, além de cercar os espaços e equipá-los com benfeitorias. Os 1.503 hectares dos 11 parques entregues à Prefeitura equivalem à área total de parques municipais existentes em São Paulo em 2007, quando foi iniciada a construção do Rodoanel Sul. Naquele ano, espaços desse gênero somavam 1.500 hectares em toda extensão da capital.

A entrega à municipalidade, iniciada em 2011, foi feita em etapas, à medida que os parques ficavam prontos. As Unidades de Conservação compõem um importante espaço na Área de Proteção aos Mananciais Billings e Guarapiranga, e contribuem para a composição da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para abrigar uma rede de áreas de relevante valor ambiental para a humanidade. O Cinturão Verde de São Paulo, integrado por 73 municípios, é atualmente coordenado pelo Instituto Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

Parque Itaim

Os 465,6 hectares do Parque Municipal Natural Itaim estão localizados no extremo sul do município de São Paulo, ao norte do centro de Parelheiros. Fica a aproximadamente 30 quilômetros do centro da capital e faz parte da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, na Sub-bacia Cotia-Guarapiranga. A área, com predominância de vegetação de Floresta Latifoliada Ombrófila Densa e clima Tropical Atlântico Superúmido, requer uma cuidadosa proteção ambiental para garantir a preservação dos fragmentos de Mata Atlântica e de seus mananciais. O crescimento da mancha urbana representa uma constante ameaça.