Sustentabilidade
Acessibilidade A+ A- C

Biólogos da DERSA apresentam palestras sobre Fauna e Restauração Florestal em Caraguatatuba

Nesta sexta-feira, 29 de maio, a DERSA marcou presença em uma importante discussão sobre preservação da Mata Atlântica

Workshop 'Sementes, Mudas e Restauração Florestal' do Instituto Supereco contou com apoio do Programa de Educação Ambiental Nova Tamoios Contornos

São Paulo, 29 de maio de 2015 - Nesta sexta-feira, 29 de maio, a DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A marcou presença em uma importante discussão sobre preservação da Mata Atlântica e cultivo sustentável (Sistemas Agroflorestais). Em Caraguatatuba, biólogos da equipe de Gestão Ambiental da Companhia apresentaram palestras durante o Workshop Sementes, Mudas e Restauração Florestal, promovido pelo Instituto Supereco.

O evento reuniu estudantes, produtores, agricultores e técnicos da área no Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Caraguatatuba, para uma série de palestras sobre coleta de sementes, produção de mudas, qualidade de solo e importância da fauna. Além de alertar para a importância da preservação e restauração florestal, o workshop apresentou técnicas para Sistemas Agroflorestais.

Os biólogos da equipe de Gestão Ambiental da DERSA apresentaram os temas "A importância da coleta de sementes e produção de mudas de essências florestais nativas visando à restauração florestal" (MSc. Karina Cavalheiro Barbosa) e "A importância da fauna nos processos de restauração florestal" (Guilherme Augusto Domenichelli).

O Litoral Norte Paulista é reconhecido por possuir um dos últimos e maiores remanescentes contínuos de Mata Atlântica do país. "Este é o bioma brasileiro mais ameaçado da atualidade, por isso é muito importante conscientizar e ensinar que é possível viver em consonância com a natureza, cultivar e ao mesmo tempo preservar a fauna e a flora", diz Guilherme Domenichelli.

O Workshop contou com o apoio da DERSA, por meio do Programa de Educação Ambiental da Nova Tamoios Contornos, que promove e participa de uma série de ações educativas socioambientais com a comunidade na região de Caraguatatuba e São Sebastião, onde a nova rodovia está sendo implantada. De acordo com Karina Cavalheiro Barbosa, a Educação Ambiental é importante para a conscientização, informação e envolvimento da comunidade no empreendimento Nova Tamoios Contornos. "A participação técnica dos profissionais da DERSA, por meio de palestras e outras ações na região, é essencial na divulgação de informações relacionadas ao meio ambiente e à obra", enfatiza.
Além da DERSA, para este workshop o Instituto Supereco recebeu a colaboração e cooperação técnica também das entidades Ombrófila Consultoria Ambiental e Rede Sementes LN.

Programa de Educação Ambiental Nova Tamoios Contornos


O Programa de Educação Ambiental da Nova Tamoios Contornos está integrado ao processo de Licenciamento Ambiental do empreendimento, que está em andamento. As atividades com a população foram inauguradas na Jornada da Cidadania, realizada em novembro de 2014, em Caraguatatuba. Além de serviços gratuitos de saúde, lazer, assistência social e jurídica, a iniciativa ofereceu informações sobre os trabalhos ambientais realizados por conta do empreendimento e orientações sobre a importância da preservação da flora e da fauna da região.