Travessias
Acessibilidade A+ A- C

FB-18 reforça a Travessia São Sebastião x Ilhabela

A DERSA entrega para a Travessia São Sebastião x Ilhabela mais um ferry boa

Embarcação foi totalmente modernizada para garantir mais conforto, economia e estabilidade na navegação

São Paulo, 12 de novembro de 2014 - A DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A entrega para a Travessia São Sebastião x Ilhabela mais um ferry boat totalmente modernizado. O FB-18, que tem capacidade para transportar 40 veículos e 265 passageiros, passou por ampla reforma que incluiu a transformação do casco para o tipo catamarã (duplo casco), o que garante uma navegação mais econômica e segura. A substituição pelo duplo casco também possibilita navegação mais estável e suave, mesmo diante de condições de maré adversas. O sistema de propulsão também foi modernizado com a utilização de quatro motores de 250 HP de potência cada, o que garante menor consumo de combustível e baixa emissão de gases, além de maior eficiência operacional. O investimento total foi de R$ 3,5 milhões.

A embarcação já está apta a operar e se junta às outras cinco embarcações que fazem hoje a Travessia São Sebastião x Ilhabela (FB-20, FB-25, FB-29, FB-30, Valda II).

Em breve a Travessia São Sebastião x Ilhabela deve receber mais um reforço, com a chegada da FB-11, também totalmente modernizada.

Todo esse trabalho é fruto do Programa de Modernização das Travessias, que representa aos usuários um aperfeiçoamento das condições de transporte entre os dois municípios, proporcionando uma viagem mais confortável e segura.

O programa, iniciado em 2011 tem previsão de investimento de R$ 250 milhões pelo Governo do Estado até o final de 2014. O recurso está sendo utilizado para revitalização da frota, com a substituição de lanchas e ferry boats antigos por embarcações modernas e maiores e modernizar as existentes, trocar motores e equipamentos de navegação, adquirir sistemas informatizados de controle de tráfego, reformar e ampliar os atracadouros. Trata-se do maior investimento já realizado na história das travessias.

A execução do plano de modernização das Travessias Litorâneas visa proporcionar o aumento da capacidade operacional do sistema.