Mais de 228 mil usuários utilizarão as Travessias Litorâneas no feriado de Corpus Christi

Serão 20 embarcações disponíveis para atender aos usuários das seis ligações

Operação para o feriado, de 18 a 22 de junho, será feita por 20 embarcações para atender aos usuários das seis ligações

São Paulo, 17 de junho de 2014 - As Travessias Litorâneas do Estado, administradas pela DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A, devem receber 228.939 veículos durante o feriado de Corpus Christi, de 18 a 22 de junho. Serão 20 embarcações disponíveis para atender aos usuários das seis ligações entre Santos e Guarujá, Guarujá e Bertioga, São Sebastião e Ilhabela, Cananéia e Ilha Comprida, Cananéia e Continente e Iguape e Juréia.


A travessia Santos/Guarujá deverá receber a maior demanda durante o feriado, seguida da ligação entre São Sebastião e Ilhabela. Mais de 173 mil veículos passarão pela travessia entre as duas cidades da baixada santista e 31 mil veículos pela ligação do litoral norte.

Movimentação por Travessia
Durante operação para o feriado de Corpus Christi a expectativa é de que 173.405 veículos utilizem a travessia Santos/Guarujá. Serão sete embarcações disponíveis para atender aos usuários. Na travessia Guarujá/Bertioga a operação será feita por duas embarcações para atender aos 12.099 veículos.

A travessia São Sebastião/Ilhabela deve receber 31.548 veículos neste período e operará com seis embarcações.

No Litoral Sul, são esperados 5.281 veículos na travessia Iguape/Juréia, que utilizarão duas balsas. Na ligação entre Cananéia e o Continente uma embarcação deve transportar 2.467 veículos ao longo do feriado. Em Cananéia/Ilha Comprida, que dispõe de duas balsas e uma lancha para pedestres (que operará no sábado e domingo), são esperados 4.139 veículos.
 
Excepcionalmente, no feriado as travessias entre Cananéia e Continente e Cananéia e Ilha Comprida irão funcionar 24 horas para melhor atender aos turistas e moradores da região.

Informações aos usuários
Informações sobre o tempo de espera, as condições climáticas e o número de embarcações em operação podem ser obtidas pelo Twitter - @Travessiasdersa -, pelo telefone 0800 77 33 711 e pelo site da DERSA - http://www.dersa.sp.gov.br.


Estas informações também estarão disponíveis nos Painéis de Mensagens Variáveis instalados ao longo das avenidas de acesso aos bolsões de embarque de todas as Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo.

O serviço de Hora Marcada, que permite agendar a viagem, está disponível 24 horas. A compra é realizada pelo site da DERSA (http://www.dersa.sp.gov.br/) e o pagamento por cartão de crédito. O agendamento das viagens é feito com antecedência de, no mínimo, duas horas e de, no máximo, 60 dias.

Programa de Modernização das Travessias Litorâneas Paulistas
O programa, iniciado em 2011 pelo Governo do Estado, prevê investimento de cerca de R$ 250 milhões até o final de 2014. Trata-se do maior investimento já realizado na história das travessias. O recurso é utilizado para revitalização da frota, com a substituição de lanchas e ferry-boats antigos por embarcações modernas e maiores e modernização das existentes, troca de motores e equipamentos de navegação, aquisição de sistemas informatizados de controle de tráfego, reforma e ampliação os atracadouros.
 
A execução do plano de modernização das Travessias Litorâneas tem por objetivo aumentar a capacidade operacional do sistema.

 
Previsão de Movimentação no feriado

Travessia

Operação

Corpus Christi

(Previsão)

Santos/Guarujá

173.405

Guarujá/Bertioga

12.099

São Sebastião/Ilhabela

31.548

Cananéia/Continente

2.467

Cananéia/Ilha Comprida

4.139

Iguape/Juréia

5.281

Total

228.939

 

Assessoria de Imprensa
DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A
Tel: (11) 3702-8110 a 8116
E-mail: transportes@transportes.sp.gov.br
SECRETARIA ESTADUAL DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES