Na primeira semana 215 pessoas buscaram informações sobre o SUBMERSO - Túnel Santos – Guarujá nas Centrais de Relacionamento

As Centrais funcionam em dias e horários fixos, de acordo com cada município

Postos de informações, instalados no começo da semana nos municípios, disponibilizam o projeto e o EIA/Rima para consulta da população

São Paulo, 20 de setembro de 2013 - As duas Centrais de Relacionamento do SUBMERSO – Túnel Santos - Guarujá, instaladas no Guarujá, em 16/9, e em Santos, em 17/9, registraram 215 atendimentos até o fim desta sexta-feira, 20/9. Os pontos de informações foram instalados nos municípios para atender os moradores que desejam consultar o traçado do projeto, o EIA/Rima e tirar dúvidas sobre o cronograma do empreendimento. As obras estão previstas para iniciar em julho de 2014 e as audiências públicas (uma em cada município), agendadas pelo CONSEMA para discutir o licenciamento ambiental, serão realizadas ainda em 2013.

As Centrais funcionam em dias e horários fixos, de acordo com cada município. Em Santos, o atendimento é realizado no Centro de Convivência Praça Viriato Corrêa da Costa (Av. Bartolomeu de Gusmão X Av. Conselheiro Nébias), de terça-feira a sábado, das 9h às 13h e das 14h às 18h. Já no Guarujá, o serviço é oferecido na Prefeitura Municipal de Guarujá (Av. Santos Dumont, 650), de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h.

Projetado com tecnologia inédita no País, o SUBMERSO permitirá a articulação do transporte entre os dois municípios, reduzirá o tempo de circulação de veículos, eliminará gargalos no trânsito das duas cidades e contribuirá para a diminuição do consumo de combustíveis e a emissão de gases poluentes. Inovação e sustentabilidade são as grandes características do projeto.

A DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A, que será responsável pelo gerenciamento da obra, depositou o EIA/Rima na Cetesb no dia 28/8 e a expectativa é de que a licença prévia seja emitida até março de 2014 e a licença de instalação em julho de 2014, o que permitirá o início imediato das obras, que tem 44 meses para entrega ao tráfego.

Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita pela rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP 055), com 43 km de extensão, e pelas balsas das Travessias Litorâneas da DERSA. Com o túnel SUBMERSO, o trajeto será percorrido em cerca de 1 minuto, superando filas de espera na balsa e o longo percurso rodoviário.

O túnel será composto de seis módulos de concreto pré-moldado, que serão construídos em uma doca seca localizada no Guarujá. Após finalizados, serão rebocados flutuando até o local onde serão SUBMERSOs. Após a imersão, cada elemento é encaixado e fixado aos anteriores, formando o túnel. O projeto, que vem sendo conduzido por um consórcio 100% nacional, conta também com consultoria da empresa holandesa Haskoning Nederland B.V., responsável por projetos similares em vários países, e permitirá a transferência da tecnologia para os técnicos brasileiros.

O túnel terá 762 metros de extensão, 950 metros de rampas e cerca de 4,5 km de obras viárias em superfície e em viadutos. Quando pronto, interligará os bairros de Macuco, em Santos, e Vicente de Carvalho, em Guarujá.

O orçamento total do empreendimento é de R$ 2,4 bilhões, sendo R$ 962 milhões para as obras do túnel; R$ 506 milhões para as obras viárias em Santos; R$ 532 milhões no viário do Guarujá; R$ 362 milhões para desapropriações e reassentamentos; R$ 78 milhões para projetos; e R$ 15 milhões para compensações ambientais.

A escolha do túnel já havia sido anunciada pelo Governador Geraldo Alckmin após um extensivo estudo de alternativas conduzido pela DERSA (2011). O local selecionado para a travessia seca demonstrou ser aquele que gerava o maior número de benefícios conjuntos para atender as demandas de automóveis, caminhões, bicicletas e pedestres.

BENEFÍCIOS

Com a nova ligação seca, deixarão de ser percorridos nos deslocamentos entre os dois municípios 25 milhões de km/ano por veículos de transporte de carga e 20 milhões de km/ano por carros de passeio. Haverá uma economia de 2,5 milhões de horas/ano gastas no trânsito.  O ganho ambiental é representado pela redução de 72 toneladas/ano nas emissões de monóxido de carbono e 3,2 toneladas/ano de material particulado. Haverá também diminuição de 18,4 mil toneladas/ano de dióxido de carbono lançado na atmosfera.

Com faixas para veículos e espaço exclusivo e fechado para bicicletas e pedestres, o projeto também permitirá a passagem do VLT quando o projeto for concluído e dará acesso ao futuro aeroporto metropolitano e ao terminal rodoviário de Vicente de Carvalho.

O túnel SUBMERSO oferece uma grande contribuição à mobilidade urbana, refletindo-se significativamente na melhoria das condições de deslocamento de trabalhadores entre Santos (região de atração de empregos) e Vicente de Carvalho (centro de fornecimento de mão-de-obra) e com efeitos positivos para a mobilidade em toda a Região Metropolitana da Baixada Santista.

A demanda atual na movimentação entre as áreas mais imediatas das duas margens do canal, em dias úteis, supera a 40 mil pessoas e a movimentação de caminhões chega a 1.900 veículos por dia.

DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A
Telefone: (11) 3702-8110 a 8116