Travessias
Acessibilidade A+ A- C

Travessia Santos-Guarujá ganhará terceira gaveta e reforma de atracadouros

A previsão é de que as obras sejam iniciadas logo após o Carnaval. O prazo estimado para conclusão é de oito meses.

Benefícios para usuários virão na forma de aumento da velocidade de embarque, diminuição de filas e elevação da capacidade de operação do serviço de balsas.

A DERSA (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) irá construir uma terceira gaveta no atracadouro do lado santista da travessia Santos-Guarujá. O contrato também prevê a reforma e a recuperação completa das duas gavetas hoje existentes em Santos. As intervenções complementam as obras feitas pela DERSA nos dois últimos anos nos atracadouros situados no Guarujá.

A previsão é de que as obras sejam iniciadas logo após o Carnaval. O prazo estimado para conclusão é de oito meses. As obras ficarão a cargo da Ster Engenharia LTDA e envolvem investimento de R$ 27,3 milhões.

Os benefícios para os usuários virão na forma de aumento da velocidade de embarque, diminuição das filas e elevação da capacidade de operação do serviço das balsas.

Atualmente, a capacidade de transporte na travessia Santos-Guarujá é de 1.276 veículos/hora por sentido, com as embarcações fazendo em média quatro viagens de ida e volta por hora cada uma. Hoje, operam simultaneamente cinco embarcações de grande porte nas gavetas. Com a reforma, a capacidade poderá chegar a até sete embarcações.

Durante as obras, a prestação dos serviços não será afetada. Continuarão operando normalmente as duas gavetas e o atracadouro flutuante hoje em atividade na margem de Santos. A reforma da estrutura atual só será iniciada após concluída a construção da terceira gaveta. Nada muda também nas operações no lado do Guarujá.

Com as intervenções no lado santista, a DERSA dá prosseguimento às melhorias feitas desde 2009 no sistema de travessia Santos-Guarujá. Ao final das obras agora contratadas, toda a estrutura de gavetas que atende a travessia entre as duas cidades terá passado por completa modernização. Em 2009 e 2010, o atracadouro do Guarujá ganhou sua terceira gaveta e teve as duas outras existentes também reformadas, exatamente como será feito agora na margem santista.