Travessias litorâneas devem receber mais de 175 mil veículos no feriado da Semana Santa

Previsão é que o maior movimento de veículos ocorra na travessia Santos/Guarujá

A DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A prevê aumento médio de 4% no tráfego de veículos nas Travessias Litorâneas nos feriados da Semana Santa, entre quinta-feira (05) e domingo (8/04), em comparação com o mesmo período do ano passado.

O maior movimento é esperado na travessia Santos/Guarujá, com aproximadamente 132 mil veículos. Oito embarcações estarão disponíveis para operação entre os dois municípios.

A travessia Guarujá/Bertioga conta com duas balsas para atender cerca de 8.000 usuários ao longo do feriado.

No Litoral Sul são esperados aproximadamente 5.000 veículos na travessia Iguape/Juréia, que opera com duas balsas. Entre Cananéia e o Continente uma embarcação deve transportar 1.900 veículos ao longo do feriado. Cananéia/Ilha Comprida, que dispõe de duas balsas, são esperados 3.900 veículos. Nessa travessia estará disponível a lancha Valongo I (100 passageiros) para atender pedestres no sábado e domingo, caso haja necessidade.

No Litoral Norte a expectativa é que 25 mil veículos passem pela travessia São Sebastião/Ilhabela, onde cinco balsas operarão no sistema bate-volta.

Informações

Para auxiliar o usuário a programar a viagem, a DERSA disponibiliza o número 0800 77 33 711, o site www.DERSA.sp.gov.br e o twitter@travessiasDERSA para informações sobre o sistema operacional das travessias, como número de embarcações em operação, tempo de espera e condições meteorológicas.

O serviço de agendamento de viagem pelo sistema de Hora Marcada também estará disponível ininterruptamente, durante 24 horas.

Para maior comodidade dos usuários e otimização das vagas disponíveis este serviço conta somente com a opção de acesso pela Internet, com débito em cartões de crédito das bandeiras Visa, Mastercard e Diners Club Internacional.

A vantagem é que o pagamento da tarifa é feito no vencimento da fatura do cartão.

Fazer a reserva da hora marcada pela Internet é muito simples: basta clicar no menu Travessias/Hora Marcada e abrir a página onde estão todas as explicações para usar o sistema.

O agendamento das viagens agora é feito com antecedência de no mínimo 12 horas e máximo de 60 dias.

Horários de pico

Na baixada santista, nas travessias Santos/Guarujá e Bertioga/Guarujá, o movimento deve ser mais intenso entre os horários das 9h às 13h e das 16h às 20h, diariamente. A DERSA orienta para que os usuários da travessia São Sebastião/Ilhabela evitem os horários entre 10h e 13h e entre 17h às 20h, quando o tempo de espera de embarque tende a ser maior devido à concentração de veículos na entrada e saída da ilha, respectivamente.

Investimentos

Em 2012, a DERSA está investindo recursos da ordem de R$ 80 milhões nas Travessias Litorâneas.

Um novo sistema de monitoramento está em processo de contratação para ser implantado, até o final do primeiro semestre, em todas as travessias. É o Sistema Integrado de Comunicação, Gerenciamento e Informações da Companhia que controlará, em tempo real, a espera nas filas por meio de câmeras OCR on-line, através da verificação das placas dos automóveis.

A informação sobre o tempo de espera estará disponível aos usuários das balsas em painéis eletrônicos, que serão instados nas avenidas de chegada aos bolsões de acesso às balsas, em todas as Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo.

Também estão em construção cinco novas balsas com capacidade entre 40 e 70 veículos. Outro investimento da DERSA é aquisição de duas novas lanchas tipo Catamarã para 350 passageiros, destinada a travessia de pedestres entre a Praça da República (Santos) e Vicente de Carvalhos (Guarujá). A previsão é que estas embarcações comecem a ser entregues em maio, gradativamente, e seja concluída no final deste ano.

DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A
Tel: (11) 3702-8113 / 75 /76