Travessias Litorâneas terão mais de 190 mil veículos no feriado prolongado

As Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo, devem receber mais de 190 mil veículos durante o feriado

Movimento previsto é cerca de 6% superior ao mesmo período de 2014

São Paulo, 6 de julho de 2015 – As Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo, administradas pela DERSA, devem receber mais de 190 mil veículos durante o feriado que celebra a Revolução Constitucionalista de 1932. A movimentação esperada é aproximadamente 6% superior ao mesmo período do ano passado, quando cerca de 180 mil usuários passaram pelo sistema.

Para atender a demanda, entre quarta-feira, 8 de julho, e domingo, 12, a DERSA realizará operação especial nas ligações entre Santos e Guarujá, Guarujá e Bertioga, São Sebastião e Ilhabela, Cananéia e Ilha Comprida, Cananéia e Continente e Iguape e Juréia. No total, 24 embarcações do tipo ferryboat estarão disponíveis. As balsas juntas têm capacidade operacional de transportar 2.400 veículos por hora em cada sentido. Em comparação com o ano passado, a capacidade operacional das Travessias Litorâneas cresceu 23%.

  • Entre as oito travessias, a que deve ter maior movimento durante o feriado é a Santos x Guarujá, com expectativa de 140 mil veículos. Oito embarcações estarão disponíveis para a operação entre os dois municípios.
  • A travessia Guarujá x Bertioga contará com duas balsas. São esperados 10 mil veículos.
  • No Litoral Sul, a previsão é de que aproximadamente cinco mil veículos utilizem a Travessia Iguape x Juréia, que opera com três balsas. Entre Cananéia e Continente, uma embarcação deve transportar dois mil veículos ao longo do período. Na Travessia Cananéia x Ilha Comprida, que dispõe de três embarcações e uma lancha para pedestres, são esperados quatro mil veículos.
  • No Litoral Norte, a expectativa é de que 30 mil veículos passem pela Travessia São Sebastião x Ilhabela, utilizando as sete balsas que estarão disponíveis para operação.

No decorrer da Operação Revolução Constitucionalista, a DERSA poderá promover remanejamentos de embarcações entre as travessias do sistema, caso seja necessário atender eventual aumento de demanda repentina.

Durante o feriado, os horários com maior fluxo de veículos estarão concentrados na parte da tarde e noite da quarta-feira (8/7), manhã e tarde de quinta–feira (9/7) e tarde e noite de domingo (12/7). Os motoristas que desejam uma viagem mais tranquila devem se planejar e evitar esses horários de pico.

Travessia Para evitar filas longas, não programe sua viagem nestes horários
Santos x Guarujá • quarta-feira (8/7) – entre 15h e 20h
• quinta-feira, sexta-feira e sábado (9/7 a 11/7) – entre 9h e 12h e entre 16h e 20h
• domingo (12/7) – entre 16h e 22h
Guarujá x Bertioga • quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo (8/7 a 12/7) – entre 10h e 13h e entre 16h e 21h
São Sebastião x Ilhabela • quarta-feira (8/7) – entre 14h e 23h
• domingo (12/7) – entre 15h e 24h
Cananéia x Continente Não Há
Cananéia x Ilha Comprida • quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo (8/7 a 12/7) – entre 10h e 13h e entre 16h e 20h
Iguape x Juréia • quarta-feira (8/7) – entre 16h e 20h
• domingo (12/7) – entre 17h e 22h

Informações sobre o tempo de espera, condições climáticas e número de embarcações em operação podem ser obtidas pelo Twitter - @Travessiasdersa –, pelo telefone 0800 77 33 711 e pelo site da DERSA -http://www.dersa.sp.gov.br.
Essas informações também estarão disponíveis nos Painéis de Mensagens Variáveis, instalados ao longo das avenidas de acesso aos bolsões de embarque de todas as travessias.

O serviço de Hora Marcada, que permite agendar a viagem, está disponível 24 horas. A compra do serviço é realizada pelo site da DERSA e o pagamento, por cartão de crédito. O agendamento das viagens é feito com antecedência de, no mínimo, duas horas e de, no máximo, 60 dias.

O aumento da capacidade operacional é resultado do Programa de Modernização das Travessias Litorâneas, iniciado em 2011. O programa já investiu, com recursos do Governo do Estado, mais de R$ 270 milhões para substituição de lanchas e ferryboats antigos por embarcações modernas e maiores, revitalização das existentes, troca de motores e equipamentos de navegação, aquisição de sistemas informatizados de controle de tráfego e reforma e ampliação dos atracadouros. As melhorias proporcionam mais agilidade à operação e ampliam a segurança e o conforto aos usuários.

Travessia Quantidade de veículos
Santos x Guarujá 140 mil
Guarujá x Bertioga 10 mil
São Sebastião x Ilhabela 30 mil
Cananéia x Continente 2 mil
Cananéia x Ilha Comprida 4 mil
Iguape x Juréia 5 mil
Travessia Embarçações Horário
Santos x Guarujá 8 24 horas
Guarujá x Bertioga 2 24 horas
São Sebastião x Ilhabela 7 24 horas
Cananéia x Continente 3 24 horas
Cananéia x Ilha Comprida 1 24 horas
Iguape x Juréia 3 24 horas