Nova Tamoios
Accessibility A+ A- C

Inovação tecnológica: Nova Tamoios Contornos é vistoriada por drone para registro do CREA

A ação comprova a importância da obra e o reconhecimento de sua grandiosidade também sob o ponto de vista de engenharia

Rodovia em construção no litoral norte foi escolhida como primeira grande obra do Estado de São Paulo a ser registrada com a nova tecnologia

São Paulo, 23 de outubro de 2015 - A Nova Tamoios Contornos, rodovia que está sendo construída em Caraguatatuba e São Sebastião, foi a primeira grande obra do Estado de São Paulo a ser vistoriada pelo CREA-SP com auxílio de um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), também conhecido como “drone”. A vistoria técnica com a nova tecnologia foi realizada em parceria com a DERSA, que administra o empreendimento do Governo Paulista. A ação comprova a importância da obra e o reconhecimento de sua grandiosidade também sob o ponto de vista de engenharia.

Veja vídeo com imagens feitas pelo drone: https://youtu.be/BpXm5Cg5NvY

O objetivo da operação foi captar imagens aéreas que permitem verificar o andamento das intervenções e registrar os elementos técnicos e os métodos construtivos utilizados. O trabalho desenvolvido com o drone em conjunto com fiscais de solo permite agilidade nas vistorias. As imagens captadas também contribuirão para a inclusão de fornecedores na Rede de Responsabilidades Técnicas (RRT) do CREA-SP.

A RRT é um canal de relacionamento que identifica, em tempo real, as pessoas físicas e jurídicas contratadas ou em fase de contratação para a realização de obra ou serviço de engenharia e agronomia, que só podem atuar se estiverem em situação regular no Conselho.

Para o presidente do CREA-SP, Francisco Kurimori, a utilização da nova tecnologia permite obter informações com mais abrangência e precisão. “A Nova Tamoios Contornos tem uma extraordinária importância para a engenharia, o que aumenta nossa responsabilidade. O intercâmbio de dados e a colaboração da DERSA na fiscalização de suas obras garantem mais segurança à Companhia, às empreiteiras responsáveis e, principalmente, à sociedade”, elogiou Kurimori.

A todo vapor

Com 33,9 quilômetros de extensão, a Nova Tamoios Contornos criará uma alternativa à SP-055 para o acesso a Caraguatatuba e São Sebastião. O tráfego de passagem, especialmente o de caminhões, será desviado da área urbana. O investimento total é de R$ 1,99 bilhão. As intervenções estão a todo vapor, atualmente 2.790 operários atuam nas frentes de obras. A previsão é que a partir de maio de 2016 a rodovia comece a ser liberada ao tráfego.

Os principais benefícios

  • Promover o reordenamento do tráfego e da rede viária urbana de Caraguatatuba e São Sebastião;
  • Contribuir para a redução de acidentes por meio do aumento da segurança para usuários, pedestres e ciclistas e para a melhoria da velocidade operacional;
  • Agilizar o escoamento da produção, por meio da otimização da infraestrutura viária existente;
  • Desenvolver a economia do litoral norte paulista e gerar empregos;
  • Melhorar as condições para o turismo no litoral norte.