Rodoanel Norte
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DERSA e Associação Comercial de Guarulhos assinam protocolo de intenções sobre Trecho Norte do Rodoanel

A DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A e a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos) assinam na próxima segunda-feira, 22/10, protocolo de intenções para união de esforços no atendimento dos empresários guarulhenses que serão contemplados pelo projeto do trecho Norte do Rodoanel.

O evento acontecerá segunda-feira (22), em Guarulhos

São Paulo 19 de outubro de 2012 - A DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A e a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos) assinam na próxima segunda-feira, 22/10, protocolo de intenções para união de esforços no atendimento dos empresários guarulhenses que serão contemplados pelo projeto do trecho Norte do Rodoanel.

A assinatura será às 17 horas, na Avenida João Bernardo Medeiros, 278, bairro Bom Clima, em Guarulhos. Estarão presentes no evento o diretor-presidente da DERSA, Laurence Casagrande Lourenço, o presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar, do diretor de Engenharia da DERSA, Pedro da Silva e demais integrantes da diretoria executiva da Associação.

Laurence apresentou o projeto Rodoanel Norte para o empresariado de Guarulhos, em março de 2011, na sede da ACE. Na ocasião, o presidente da DERSA fez exposição detalhada do conceito da rodovia, do traçado escolhido, do esforço da empresa em reduzir ao máximo os impactos sócio-ambientais.

 
Trecho Norte do Rodoanel
 
O Rodoanel Norte terá extensão de 44 km e interligará os trechos Oeste e Leste do anel viário. Este trecho tem início na confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e fim na intersecção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
 
Rodovia "Classe Zero", o Rodoanel Norte terá quatro faixas de rolagem por sentido, entre o Rodoanel Oeste e a rodovia Fernão Dias. O segmento entre a rodovia Fernão Dias e a via Dutra terá três faixas de rolagem de 3,6 m de largura em cada pista. A rodovia ainda é provida de canteiro central com 11m de largura e terá velocidade de 100 km/h.

Estima-se que pela nova rodovia trafeguem diariamente 65 mil veículos, 30 mil deles, caminhões, sendo 60% deles retirados da marginal Tietê.
 
Os recursos que suportarão os investimentos de implantação do trecho Norte (R$ 6,51 bilhões) vêm de três origens distintas: R$ 2,79 bilhões do Tesouro do Estado de São Paulo; R$ 2 bilhões, através de um empréstimo contraído pelo Governo Paulista junto ao BID e R$ 1,72 bilhão será proveniente do Governo Federal.
 
O trecho Norte atravessa os municípios de São Paulo, Guarulhos e Arujá e ocupa área total de aproximadamente 530 hectares. A faixa de domínio conta com extensão total de 47,4 Km e largura média de 130 metros.
 
O traçado apresenta 7 túneis e 111 obras de arte especiais (pontes e viadutos). O empreendimento, que já obteve licença ambiental prévia, minimiza impactos sobre remanescentes preservados de Mata Atlântica, ao mesmo tempo reduz interferências sobre áreas de urbanização consolidada.

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