Travessias
Acessibilidade A+ A- C

DERSA instala novos Painéis de Mensagem Variável nas Travessias Litorâneas

Todo o sistema foi modernizado; 30 equipamentos deixam a comunicação com os usuários mais eficiente

A DERSA conclui a instalação de 30 novos PMV´s (Painéis de Mensagem Variável), sendo 15 fixos e 15 móveis, nas Travessias Litorâneas do Estado. Os novos equipamentos permitem mensagens maiores e dinâmicas, mostrando rotas alternativas, indicação de sentido e outras informações de tráfego.

Outra novidade é que os bolsões de embarque também receberam painéis, que informam interferências sofridas no sistema, tais como neblina, força de maré e passagem de navios. Dessa forma, a comunicação com o usuário fica mais clara e precisa.

Todos os painéis são atualizados remotamente, em tempo real por operadores que ficam dentro do Centro de Controle Operacional – CCO, no Guarujá, 24 horas por dia, garantindo mais agilidade e confiabilidade nas mensagens.

Como são os PMV´s

Os Painéis de Mensagem Variável possuem tecnologia avançada de sistema de leds, com ajuste de luminosidade para permitir melhor leitura por parte dos usuários e a transmissão de dados é feita por rede de telefonia móvel. Os equipamentos também são resistentes à chuva e à maresia, garantindo maior durabilidade. Além disso, os PMV´s móveis, que ficam nas vias públicas, são alimentados por energia solar.

Melhora na comunicação

Além dos trabalhos de recuperação das embarcações que compõem a frota das Travessias Litorâneas do Estado, através do Novo Programa de Reformas e Manutenções, a atual gestão da DERSA tem se empenhado para melhorar a comunicação com os usuários.

Além dos PMV’s, o usuário passou a contar este ano com o App Travessias, que permitiu aos passageiros acompanharem, em tempo real, a situação de cada travessia