Travessias

Governador Alckmin anuncia novo atracadouro na travessia entre Guarujá e Bertioga

A implantação do novo atracadouro faz parte do programa de investimentos para a melhoria dos serviços prestados nas Travessias Litorâneas que a DERSA vem executando desde o ano passado

O governador Geraldo Alckmin anunciou no sábado, 19, a implantação de um novo atracadouro do lado de Bertioga, facilitando o embarque e desembarque dos veículos com uma redução de 30% no trajeto, passando de 700 para 500 metros a travessia do canal de Bertioga. Participaram do evento o secretário de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu; e o presidente da DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A, Laurence Casagrande Lourenço.

A implantação do novo atracadouro faz parte do programa de investimentos para a melhoria dos serviços prestados nas Travessias Litorâneas que a DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A vem executando desde o ano passado. Alguns processos licitatórios da companhia resultaram em economias que permitiram a inclusão do projeto no portfófio de investimentos da DERSA, sem aumento no orçamento.

Os equipamentos já existentes da travessia serão reutilizados para o novo atracadouro como, por exemplo, o flutuante de Bertioga entregue em março deste ano, construído em 180 dias. A área utilizada para a construção do atracadouro foi doada pela prefeitura de Bertioga.

Com o atracadouro concluído, além da redução de 30% no trajeto entre os dois municípios, haverá economia no tempo de transposição de 15%, ou seja, de 20 minutos para 17 minutos no embarque e desembarque. Outros benefícios trarão resultados expressivos para as cidades de Guarujá e Bertioga, com a adequação do viário e reordenamento urbano, respectivamente.  Em média, passam diariamente por esta travessia 3,5 mil pedestres e 950 veículos.

As obras do novo atracadouro têm previsão de início para agosto/12, com término em até 12 meses. Os investimentos são da ordem de R$ 19,6 milhões.

Investimento nas Travessias Litorâneas

A DERSA está investindo mais de R$ 190 milhões para o biênio 2011/2012.

Em 2011 foram reformadas 14 embarcações que operam em todo o sistema de travessias. Em Santos, duas gavetas foram reformadas e uma nova foi construída e entregue em novembro/11; construção do flutuante de Bertioga (entregue em março/2012); sistema de bilhetagem eletrônica nas travessias de pedestres, Praça da República/Vicente de Carvalho; Santos x Guarujá (mista); entre outros.

Em 2012, além da construção de um novo atracadouro de Bertioga a DERSA está adquirindo cinco novas embarcações do tipo ferryboat e duas novas lanchas do tipo Catamarã para a Travessia de Pedestres que entrarão em operação a partir do 2º semestre de 2012; está sendo implantado o Sistema de Monitoramento Eletrônico e Gestão de Operação nas Travessias Litorâneas, com a aquisição de equipamentos de monitoramento e controle, tais como Painéis de Mensagens Variáveis, Câmeras de Segurança, Câmeras OCR, rádios de comunicação e sistemas de GPS, com previsão de conclusão para outubro/12; quatro embarcações serão reformadas e mais duas novas lanchas serão adquiridas.

Serviços

Para auxiliar o usuário a programar a viagem, a DERSA disponibiliza o número 0800 77 33 711, o sitewww.DERSA.sp.gov.br  e o twitter@travessiasDERSA para informações sobre o sistema operacional das travessias, como número de embarcações em operação, tempo de espera e condições meteorológicas.

DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A
Tel: (11) 3702-8110 a 8116