Travessias
Acessibilidade A+ A- C

Na travessia Santos/Guarujá são esperados mais de 84 mil veículos no feriado do Ano Novo

Sistema operacional está funcionando com oito embarcações e uma de reserva

A Travessia Santos/Guarujá já conta, desde ontem (28), com oito embarcações para veículos e mistas (pedestres e ciclistas) para atender a demanda do final de semana e continuará com esse efetivo até 26 de fevereiro, quando termina a Operação Verão.

A balsa FB-17 entrou em operação, conforme prometido anteriormente, totalmente reformada, com capacidade para 50 veículos. Os serviços executados foram: pintura geral; substituições de motores, reversores, e eixos, parte elétrica e hidráulica; troca de chapas no casco e convés; e substituição dos equipamentos de salvatagem, proporcionando mais segurança e conforto aos usuários.
 
Com a chegada da FB-17 a travessia Santos/Guarujá passa a operar com capacidade total para 307 veículos em oito balsas e mais uma de reserva para 24 veículos. Além disso, no dia 15 de dezembro a DERSA entregou o novo atracadouro de gaveta de Santos, com duas gavetas reformadas e uma terceira gaveta concluída. Dessa forma, iguala-se à infraestrutura de atracação de gavetas do lado de Guarujá. Essa melhoria representará aumento na capacidade operacional de embarque em aproximadamente 20%.
 
Assim, nos horários de maior movimento no Ano Novo e Carnaval, a expectativa é que a espera não exceda os 50 minutos. Em dias normais, esse tempo não deverá ultrapassar 20 minutos.

MOVIMENTO MAIOR

Segundo as projeções, estima-se que a alta temporada apresente crescimento de 4% no movimento das travessias. São cerca de 50 mil veículos a mais que na temporada passada, por onde circularam mais de 3 milhões de veículos durante toda a alta temporada. A DERSA manterá plantões de supervisores em todos os dias, além de pessoal de pista próprio da empresa, que apoiará a operação nos horários de pico.

Os usuários serão orientados sobre os melhores horários para utilização das travessias e também sobre a importância de respeitar os cidadãos que aguardam o embarque, obedecendo às regras de trânsito, sem furar a fila. Faixas serão instaladas com essas orientações. O fura-fila, além de ser penalizado com multa aplicada pelo fiscal de trânsito da Prefeitura, pode ser atuado também pela Polícia Militar de patrulhamento.

INFORMAÇÕES

Com o Twitter@TravessiasDERSA, implementado em abril, os usuários recebem informações online sobre o tempo de espera, condições climáticas, quantidade de embarcações em operação, que também são disponibilizadas pelo 0800 77 33 711 e no http://www.DERSA.sp.gov.br/travessias/cameras_aovivo.asp.


O usuário pode ainda obter informações de seu interesse, como paralisações emergenciais (por neblina, ventos, derrocamentos de pedras, etc.) e de impacto operacional (quebra de embarcações e previsão de retorno). Vale lembrar que em apenas 7 meses, o Twitter @TravessiasDERSA possui hoje mais de 32 mil tweetes publicados e mais de 500 seguidores.