Dados do Projeto
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Tecnologia e segurança
Outro recurso utilizado nos túneis do Rodoanel Norte é uma tecnologia específica de tratamento no concreto para evitar ou minimizar a desagregação, quando da ocorrência de incêndios, aumentando a segurança para os usuários e para a estrutura do túnel. -
Pavimento dos Túneis
No interior dos túneis o pavimento de concreto, que é um material não inflamável, foi a opção escolhida para prevenir incêndios e garantir a segurança dos usuários. Em caso de incêndios, o concreto não potencializa a combustão ou a geração de fumaça ou gases tóxicos muito comuns quando da utilização de pavimentos asfálticos. Nos trechos a céu aberto e obras de arte, a maior parte do piso é de pavimento asfáltico, que é de mais fácil conservação.
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Viagens rápidas e seguras
O Rodoanel é uma rodovia classe 0 - com controle total dos acessos, rampas suaves, curvas de grande raio, e outras características que possibilitam a adoção de velocidade diretriz de 100 km/h - permitindo alta capacidade de fluxo com segurança e conforto aos usuários.
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Iniciativa sustentável
Nas obras do Rodoanel Norte, parte da rocha retirada das escavações dos túneis é reaproveitada na forma de brita. Essa iniciativa sustentável evita o descarte e o desperdício de recursos naturais, já que o material retirado é utilizado na própria obra. -
Conforto e segurança
Pela primeira vez, a DERSA está empregando em uma de suas obras o SMA (Stone Mastic Asphalt), pavimento asfáltico de origem alemã que oferece maior conforto e segurança aos motoristas, além de durar mais. -
Barreiras acústicas
O Rodoanel Norte já prevê a execução, em diversos trechos, de barreiras acústicas adequadamente dimensionadas para mitigar os impactos causados pela rodovia.
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Padrão de qualidade
Com o objetivo de garantir o padrão de qualidade no Rodoanel Norte, a DERSA conta com equipes formadas por especialistas – como geólogos, técnicos de laboratório e engenheiros – responsáveis pela supervisão de cada etapa das obras. Essas equipes atuam junto aos fiscais de obra da DERSA, que acompanham todos os lotes. -
Controle tecnológico
Com o Programa Interlaboratorial, as equipes de supervisão testam amostras dos materiais utilizados nas obras, o que garante o controle tecnológico e de qualidade dos laboratórios que trabalham com a DERSA.
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Pistas e faixas
Formado por duas pistas com três ou mais faixas de rolagem por sentido, o Rodoanel Mario Covas terá 176,5 quilômetros e está dividido em quatro trechos: Oeste, entregue em 2002; Sul, entregue em 2010; Leste, entregue em 2015; e Norte, em construção. -
Redução do VDM
O empreendimento resultará na redução de 23% do VDM (volume diário médio) de caminhões na marginal Tietê, o que representa 18.300 caminhões a menos por dia, após a conclusão da obra. -
Túneis e obras
Em sua totalidade, o Rodoanel Norte terá sete túneis duplos e 107 obras de arte especiais (44 pontes e 63 viadutos).
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Ações de sustentabilidade
Ações de sustentabilidade no Rodoanel Norte: mais de 80 mil toneladas de brita reutilizadas, 50.952 plantas resgatadas – 43.602 doadas/realocadas (até maio/2016), 14 toneladas de resíduos recicláveis destinadas ou doadas a cooperativas. -
Geração de emprego
As obras de construção do Rodoanel Norte já geraram mais de 15.500 empregos (diretos e indiretos) até maio de 2016.
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Distribuição do tráfego
Distribuição do tráfego de passagem, sobretudo de caminhões, especialmente na ligação entre as regiões norte e sul do país. -
Marginais mais livres
Melhoria no tráfego nas marginais Pinheiros e Tietê. -
Acesso mais ágil
Acesso mais ágil ao Porto de Santos. -
Redefinição logística
Redefinição da plataforma logística de transportes da Região Metropolitana de São Paulo, que passa de radial para anelar.